segunda-feira, maio 1

Há 30 anos....

Passei há pouco pela manifestação do 1º. de Maio em Faro, organizada pela CGTP, e vieram-me à memória as concentações e manifestações de há trinta anos atrás!
Naquele tempo a data era comemorada por milhares de trabalhadores que viviam o acontecimento com alegria, e esperança em melhores dias!
Hoje seriam uns 100, que apesar de incentivados por "frases chaves que alguém atirava" pela aparelhagem de um carro que encerrava a manifestação, ali íam, "aparentementente fazendo um grande frete, sem qualquer chama, e transmitindo uma imagem de defraudação e desalento"!
O que se passou com o meu País de 1974 até agora? O que leva os portugueses a se sentirem defraudados e a viverem tristes? O que ficou por fazer? Em que falhou o 25 de Abril?
Todos nós damos graças ao movimento que libertou os portugueses, que lhes possibilitou terem ganho uma alegria de viver que até aí nunca tinham tido! Muito se fez, ninguém tem dúvida! Mas também é verdade que muito ficou por fazer! E é o que ficou por fazer que entristece Portugal! As assimetrias e choques sociais são gritantes! Há milhares e milhares de cidadãos como nós a viverem miserávelmente, ou porque estão no desemprego, que atingiu valores assustadores, ou porque vivem com reformas de miséria, ou porque tendo direito à saúde, e porque não podem recorrer à privada, arrastam-se desejndo que o "seu" tempo passe depressa, ou porque são pequenos agricultores que trabalham de sol a sol mas que depois não conseguem escoar os seus produtos porque "a gigante Espanha" coloca cá os dela a metade do preço, ou porque são pescadores que foram vendo a frota pesqueira do país ir sendo "abatida"para que outras viessem pescar para os nossos mares,......
Já é tempo de se operarem alterações para"tentar recolocar o nosso país nos carris de onde saltou" ! E não vale a pena dizer que foi por culpa de isto ou daquilo ou de A ou B!
De nada adianta!!"É chover no molhado"!
Então o que fazer?? Quero confessar que o discurso do P.R. nas comemorações do 25 de Abril me trouxe alguma esperança no sentido de ver minimizadas as situações mais gritantes! Já voltou a abordar o assunto e "vai correr o país e senssibilizar toda a gente, incluindo a sociedade civil"! É um primeiro passo! Esperemos que se possam assim resolver alguns os problemas dos portugueses que perderam a alegria de viver!
Cabe também a cada um de nós fazer o papel que nos compete!
Há sempre qualquer coisa que podemos fazer....

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Senhor Presidente vai voltar a correr o País. Foi moda. Continua moda. Agora o título é outro mas o eterno chamar a atenção para mostrar preocupação já não convence. Tem de ser feito e se não for o Governo a fazer,,,, chapeu ! Essa coisa de se dar um ar esquerdizante pensando na malta que não votou no Senhor Professor dá para desconfiar. Entretanto o "Socas" lá vai mostrando todos os dias mais desastres monetários praticados ao longo de muitos e muitos anos. Que não doam as mãos ao Homem, para desgosto de muita gente que esteve a viver à barba longa
de há uns anos a esta parte. Boa sorte para os eu interessante blog. Amílcar P.

11:36 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Very nice site! D-aa600bx3 phone battery http://www.customvuelasikposters.info/Breastaugmentation1.html south dakota house insurance quotes business stationery supplies

7:40 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »

8:22 da manhã

Enviar um comentário

<< Home