segunda-feira, janeiro 25

F F - FEIRA e FOCOM

Confesso que não tem sido grande a vontade de aqui deixar qualquer “post”!
E como só faço isto por gostar, só venho quando me apetece!
Que me desculpem alguns visitantes mais frequentes!
Para mim, é como na música! Só toco quando me apetece e nunca por obrigação!
Assim aqui vai agora que chegou a vontade!
Este mês de Janeiro tem sido fértil em chuva, o que me tem levado a ficar em Faro em vez de ir para o meu "palheiro" na serra!
Assim, num Domingo deste mês ao passar no Largo do Carmo reparei que lá estava a Feira de Produtos Regionais, julgo que é assim chamada!
E fui ver o trabalho dos nossos artesãos e não só!
Compete-me propor à Junta de Freguesia de S.Pedro, que em boa hora tomou a iniciativa de organizar o evento, que o divulgue melhor!
Há muita gente que desconhece esta feira mensal, onde se encontram trabalhos deveras interessantes!
Por outro lado, julgo não ser difícil convidar mais expositores!
Temos poucos acontecimentos em Faro, e os que existem devem ser tratados de forma a que possam tornar-se cada vez maiores e melhores!
E na minha visita à Feira encontrei o Comandante da FOCOM, o Enf. Aníbal, com quem troquei algumas ideias sobre o polémico (só para alguns) processo de fusão das duas Corporações de Bombeiros que havia em Faro!
E não me contou nada que não fosse esperado!
Já aqui deixei algumas palavras sobre o assunto, que coincidem em perfeição com o que se tem passado!
Aos poucos a situação no FOCOM vai-se normalizando, apesar de um pequeno grupo de funcionários da Câmara em serviço nos bombeiros e com o apoio da Assoc. Nacional de Bombeiros Profissionais, continuar a "minar o terreno"!
Acontece que há alguns ex-municipais que não sabem o que é hierarquia, ao que parece hábito antigo, e que tentam por o pé em cima de colegas com posição superior!
Informaram-me posteriormente à conversa que tive com o Comandante Aníbal, que tinham sido instaurados dois processos disciplinares a dois ex-municipais!
Voltando à conversa com o Comandante, evidenciou-me as vantagens que tinham resultado da criação do FOCOM e a conversa terminou com:- "Mais uns meses e a situação estará normalizada!"
Depois da feira fui tomar um cafézinho matinal, no café do meu bairro, e coincidências, no balcão estava uma pilha de jornais, da qual retirei um!
Chama-se o jornal "ALTO RISCO" e é o jornal da Assoc. Nacional de Bombeiros Profissionais!
Diz este que o preço é de 0,50 € mas aqueles que ali estavam, e eram bastantes, eram de borla!
Está rica a ANBP !
Na capa uma fotografia "gigante" com um grupo que se presume serem ex-bombeiros municipais, pois não estão fardados, sob o titúlo "Macário quer "queimar" Municipais de Faro"!
No interior um editorial do Presidente da ANBP só sobre os bombeiros de Faro, e mais 6 (seis) páginas exclusivamente sobre os bombeiros da capital do Algarve!
Se alguém tinha dúvida do apoio que a ANBP estava, com toda a força, a dar aos ex-municipais, fica aqui claramente explícito esse apoio!
Mas, acredito que mesmo com todo este apoio, e mesmo com algumas àcções "revolucionárias" de alguns elementos, o FOCOM veio para ficar, até porque, ao contrário dos últimos Presidentes da Câmara de Faro, Macário Correia não se assusta com estas tomadas de posição!
E não é o facto da ANBP dizer que "Macário quer "queimar" Municipais de Faro", que lhe deve tirar o sono, pois sabe que "alguns ex-municipais, que até são empregados da Câmara, não podem ser incendiários a dar fogo à sua própria casa!"
Como diria um amigo :- "Deixa-os pousar"!

14 comentários:

PROFETA Beato Sálu disse...

Caro Cabeçadas:

os Bombeiros Municipais sabem muito bem o que é a hierarquia e sempre o souberam por isso sempre a respeitaram e respeitam.

Mas tambem sabem as leis que regem os seus estatutos e a sua profissão Bombeiros Profissonais, como tal sabem muito bem que é uma ilegalidade os Bombeiros voluntarios, estarem a chefiar os profissionais. SABE QUE ORDENS MAL DADAS NÂO SÂO EXECUTAVEIS. Assim era na minha tropa. Aqui este profissionais são gente de bem e estão a aceitar as ordem dadas, mas claro estão a avançar com uma forma de luta legal. SÓ O TRIBUNAL IRÁ RESOLVER A QUETÃO.

E meu amigo um voluntario numca pode instaurar um processo disciplinar a um profissiona sabe porque, porque não tem competencia juridica para o poder efectuar.

MEU AMIGO

DURA LEX SED LEX

A verda de virá ao de cima é como o azeite.

Melhor no fim poder ser que alguem ainda vá responder perante a lei, por estar a efectuar certas coisas que aqui não vou dizer mas que mais tarde ou mais cedo vão ser de conhecimento publico.

Anónimo disse...

A lei é de quem a faz, de quem pode fazê-la.
A legião estrangeira precisa sempre de voluntários, profissionais, e lá não há politiquices.
E pagam bem..!

amen.

Anónimo disse...

SR. Cabeçadas o que você defende é um acto autoritario e revestido de ilegalidades. O Proprio Anibal o sabe,pois a sua nomeação não seria possivel à luz da legislação de bombeiros. Não se trata de guerras , trata-se de procedimentos correctos e formas na realização das coisas. Continua a existir ilegalidades todos os dias na FOCON, nomeadamente em receitas para a associação através do dinheiro publico. Não se trata mias do que um encapotamento de receitas irregulares que um dia vão ser esclarecidas. Penso que quando chegar essa altura você e todas as pessoas que defenderam esta Força vão ficar desiludidos e compreender o orque de tanta exaltação. Espero que nessa altura compreenda melhor o que se passou nesta. Bem haja a si e a todos os bombeiros, o mesmo não posso desejar aos responsáveis dos actos. O problema não é a o conteudo é a FORMA.

Anónimo disse...

SR. Cabeçadas o que você defende é um acto autoritario e revestido de ilegalidades. O Proprio Anibal o sabe,pois a sua nomeação não seria possivel à luz da legislação de bombeiros. Não se trata de guerras , trata-se de procedimentos correctos e formas na realização das coisas. Continua a existir ilegalidades todos os dias na FOCON, nomeadamente em receitas para a associação através do dinheiro publico. Não se trata mias do que um encapotamento de receitas irregulares que um dia vão ser esclarecidas. Penso que quando chegar essa altura você e todas as pessoas que defenderam esta Força vão ficar desiludidos e compreender o orque de tanta exaltação. Espero que nessa altura compreenda melhor o que se passou nesta. Bem haja a si e a todos os bombeiros, o mesmo não posso desejar aos responsáveis dos actos. O problema não é a o conteudo é a FORMA.

Anónimo disse...

Vejam o Barlavento ,Portimão e Olhão apostam nos bombeiros profissionais. Será que estas duas Câmaras estão a ver as coisas de forma errada.

Anónimo disse...

Estou à espera de uma referência à efeméride que hoje se celebra em Faro.
Cumprimentos,

Filipe

FM disse...

http://faroeomundo.blogspot.com/2010/01/para-quando-presidente-macario.html

Convido todos a visitar e comentar.
Obrigado
FM

Anónimo disse...

o pedro anda muito quieto por aqui. será que o seu messias se transformou em judas e o fez esquecer do abecedário?

marceano disse...

Ói Pedro !
Acredito que estejas cansado. Remando num mar sem água.
Tentando empurrar 3 milhões de toneladas/ minuto..!

Coisas aparentemente ténues.
Mas a liberdade, a real, diz que só vamos até onde queremos..

Se fosses, se tivesses políticas, ambições, farias de outro modo, óbviamente.
Mas, verdade transparente,expuseste-te no teu blog: Faro Este. Por gosto, por prazer, para estares presente segundo tu.
E segundo os que participam aqui.
Mas,
acho que fazes bem.
Desgastares-te, sujeito a pressões que te utilizam, anónimos da treta ?
Poderão ter razão, claro, mas então, criem blogs próprios..
Eu que sabes sou de Olhão e vivi sempre em Faro, irrita-me profundamente esta maneira montanheira de se esconderem por detraz dos muros.., há 40 anos os algarvios eram tesos mas cordatos, educados..merecem todos, os que conheci, o eterno respeito.
Hoje será impossível. Lidar com novas atitudes que clamando fome e desespero e até com toda a razão, reclamam direitos absolutos que lhes sendo devidos, profundamente, adquiriram um modo de estar e de falar tal como se o mundo todo fosse o culpado!
Votam, têm liberdade, ofendem anóninamente mas, nunca se querem afirmar...
Pois, o pai natal está na Finlandia, e o deus, aquele das religiões, feito à nossa medida está no céu, todos são culpados, pois, menos eu...

Já me despedi hoje do adf, malta que respeito, alguns conheço com profunda amizade.
Não me vou expor mais..
olha Pedro, plagiando o que escrevi~~~vou namorar, comecei em 71, vou agora continuar..!
Pelo menos a intenção.

Quando o tempo fôr útil estarei aqui contigo.
Noutros sítios também.
Deixemos o País todo, eterno que será, sempre igual, a quem o tem de facto. pqp.

Um abração e até logo.

Anónimo disse...

Também tu quando poisares ficas completamente f.d.d.

Um dia me dirás
Mas não aceite que venhas para o post dizeres que estás arrependido e que não sabias que era assim

Campo da Penha

Anónimo disse...

O que digo é que as pessoas não deveriam ter uma confiança cega num ou noutro candidato.Penso que o actual autarca de Faro fará alguma coisa para melhor e sem gastar muito,mas daí até afirmar que será perfeito vai uma grande distância. Só os loucos (ou os mentirozos,e há muitos por aí!)dizem EU VOU FAZER!Os sensatos dizem, EU VOU TENTAR FAZER!E quem analiza ou apoia os seus actos deverá ter uma postura semelhante, para não chegarem depois ás desculpas para o não feito, e empolamento do que foi feito, e mais tarde aos insultos.Mas todos temos exemplos da postura vergonhosa de muitos dos nossos governantes, e outros.Isto é válido para quaquer cor.

Anónimo disse...

sr. marceano neste mundo há os que escrevem e os que lêem. a criação de um blog está ao alcance de qualquer utilizador da internet, no entanto, nem todos vão por aí por variados motivos, sem que isso invalide a vontade de participar. o sr. pedro cabeçadas decidiu criar um blog para apoiar um candidato e discutir a cidade, iniciativa que respeito, apesar não partilhe das mesmas ideias, mas quem se acha imune à critica não faz faz blogs, vai para 1º ministro.
quanto ao anonimato dos comentadores é uma opção da configuração do servidor do blogger, e assim o é porque que o administrador do blog permite. no entanto, e para quem tem uma opinião negativa sobre o anonimato, devo dizer-lhe que o seu nome(?), marceano, não me diz nada. o meu nome é luís, diz-lhe alguma coisa ou ficou na mesma?

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o anónimo(?) das 6.51.O nome de Marceano também me diz o mesmo que Conde de Montenegro ou Barão da Falfosa, ou seja nada!O meu é Manuel, ou será Francisco?.
Nos anos setenta e tal, em certas situações chamava-me " de direita", noutras de "comuna" e hoje é o mesmo!E porquê?porque tenho o terrível hábito de tentar ser justo ou seja imparcial,e por isso é que digo que há muitos mandatos que não há um PRESIDENTE de Câmara em Faro e que os governos do País, não esquecendo os de ante 25 de Abril têm contribuido para o estado actual,bom ou mau, mas devo dizer, para quem já se esqueceu, que agora temos um Serviço Nacional de Saúde, temos Hospitais novos por todo o lado, temos programas de vacinação, temos reformas, ordenados mínimos, e até carrinhas para levar idosos para piscinas,etc, e isto foram TODOS os partidos que o fizeram,e o governo seguinte também irá contribuir com alguma coisa embora contribuindo também na oposição.Penso que o actual Presidente de Faro irá fazer mais que o anterior, não muito, mas também penso que deveria receber as pessoas, pelo menos aquelas a quem meses antes bateu à porta de casa a pedir o seu voto.Ingratidão ou puro desprezo?

Anónimo disse...

uma vergonha, palhaçada, o que fazem aos voluntarios, no natal a porcaria que foi, na passagem do ano não se fala,

mas calma, digam falem, podem ir pro correio da manha,


ps; ( a alguns porreiros dos cbfaro)


deixa falarem. calma ppl,