sábado, junho 11

Minhas "estórias" de Loulé (8)

Esta não é bem de Loulé, mas sim de Quarteira!
Talvez muitos não saibam que há três cantores famosos do panorama musical português que começaram a sua actividade em Quarteira! Estou a falar de Paco Bandeira, Vitorino e Janita Salomé! Também Adriano passou algumas vezes férias em Quarteira!
Ao tempo, Quarteira era uma aldeia onde toda a gente se conhecia! Os "turistas de fora" eram sempre os mesmos pelo que era uma "família grande"!A luz que era produzida por um gerador instalado na Rua da Central, ao lado da barbearia do Batista, e acabava pouco depois da meia-noite! Era a essa hora que começavam as "aventuras"!A que vos vou contar passou-se comigo e com o Vitorino! Resta acrescentar que uma das "aventuras" era um petisco no café do ZéZé Calcinha lá para as três da matina! Pois, houve uma noite que não havia petisco....Era preciso fazer qualquer coisa! Acção! Pediu-se a motorizada ao Calcinha e eu e o Vitorino fomos às "Duas Sentinelas" fazer uma "operação de comandos":-roubar um galo! A estratégia era:- Chegávamos lá sem barulho, eu ficava com a motorizada parada e desligada, sem fazer barulho, e quando visse o Vitorino vir a fugir com o galo debaixo do braço, punha a motorizada a trabalhar, ele saltava para cima e "voávamos" para Quarteira!
Assim foi! Apróximamo-nos do "cenário de guerra", ele lá foi fazer o que lhe competia na "missão" até que o vejo de volta a fugir em direcção a mim, com o galo "aos gritos" debaixo do braço!Uma pedalada para pôr a motorizada a trabalhar, e.....nada!Duas pedaladas e....nada! Entretanto o Vitorino já tinha "calado" o raio do galo! Três pedaladas, ...4,....5,....6,....pedaladas e nada! E se o João Mendonça tivesse acordado?Resultado, voltámos a pé para Quarteira, o Vitorino com o galo debaixo do braço e eu com a motorizada do Calcinha também "debaixo do braço"! Nessa noite não houve petisco....Na noite seguinte lá estavamos para papar o dito galo! Mas, alguém nos rogou uma praga! Era duro para "burros"! Depois duma "missão" daquelas, ficámos um bocado frustrados! O Vitorino tinha "escolhido" mal o galo......
Termino com um "desafio" ao Presidente da Câmara de Loulé"! Passo a expôr! Já por mais que uma vez, em espectáculos ao vivo de Vitorino, onde tenho estado presente, ele "desafia" Loulé a organizar um espectáculo denominado "Recordar Quarteira" onde estariam presente ele, Janita,Paco Bandeira, Zé Cheta e os Top Kings! O Júlio Cachola já ouviu de viva voz o "desafio"!
Por mim, lá estarei com os "Top Kings" assim se organize o espectáculo! E acrescento eu, deveria nessa altura ser feita uma homenagem ao "Dr. Patasso", perdão, Dr. António Pedro, que foi durante anos Presidente da Região de Turismo de Quarteira, e que muitos sabem a "coragem" que teve à data para levar para a frente muitas coisas em Quarteira! A minha homenagem fica já aqui:- Obrigado Dr. Patasso!!!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu sou de Quarteira, e já ouvi varias vezes o meu pai a falar que o Vitorino e o Paco Bandeira começaram a cantar em Quarteira, por isso gostava que esse espetaculo fosse possivel.

8:25 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Olá Lígia. Já tomei a liberdade de te linkar pois tento ter aqui todos os blogs do Algarve! Eu tocava às vezes com o Paco Bandeira no Bar 21! O teu Pai deve lembrar-se desse bar que era na R.da Central. Nessa altura pertencia ao Fernando Barata!

8:41 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Olá Pecas, adorei as recordações..Há muita coisa que que me lembro e outras só ouvi falar.O café Calcinha...Ainda me lembro da Av. Carlos Mota Pinto ser apenas um monte de piteiras e uma estradinha, que no meio era dividida por uma casa, que pertencia a uma colega de escola e onde fizemos muitas festas, lembro-me das matinés na discoteca do D. José Hotel...ao som dos New Order Fine Young Cannibals, isso é que era bom!!! E ao fim do dia lá ia a correr para casa pq já passava da hora...Bons tempos!!

Bjks

12:12 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Clitie. Deixa-me só "complementar" as tuas idéias!A Av. Mota Pinto era mesmo um pequeno caminho arenoso!Em frente à residencial Triangulo, do Sr. Isidoro, conhecido por "O Carrasco" havia muitas figueiras! Cheguei a armar aos pássaros aí! Um pouco mais a norte a família "Carrega na Burra" tinha cultura de regadio! Ajudei àlgumas vezes a fazer o desvio das àguas para o milho que era cultivado em "quadrados"!O Hotel D. José teve origem na "Toca do Coelho"!No inverno, aos domingos, o meu Pai trazia ali a família para almoçar, alternando com as "Duas Sentinelsa"! Um dia direi mais algumas coisas..

2:13 da tarde

Enviar um comentário

<< Home