quinta-feira, novembro 17

"GOOGLE NOTÍCIAS"

Boas notícias para todos nós!

O Google lança agregador de notícias em português com mais de 200 fontes
- O motor de busca na Internet Google lançou esta semana um agregador de notícias em português baseado em mais de 200 fontes, incluindo as edições on-line de quase todos os principais órgãos de comunicação social portugueses.
O "Google Notícias" (news.google.pt) surgiu simultaneamente com edições para Portugal e Brasil, que juntam numa só página as notícias mais visitadas daquelas 200 fontes, entre elas os on-line Público.pt, Jornal de Notícias, Correio da Manhã, Expresso, Visão Online, Diário Digital, Portugal Diário, SIC, TVI, TSF Online e Rádio Renascença.
A Bola, O Jogo, o Maisfutebol, o Diário Económico, o Jornal de Negócios e muitos títulos regionais e temáticos estão também representados, ao contrário de outros órgãos, como a agência Lusa, RTP, RDP, Diário de Notícias e Record.
À semelhança do original "Google News", lançado há cerca de três anos, inicialmente apenas com edições para os países anglófonos, o "Google Notícias" é um "jornal de jornais" sem qualquer intervenção humana, dado que a agregação de notícias é feita automaticamente, através de um conjunto de algoritmos.
"As fontes de notícias são seleccionadas independentemente da linha editorial ou ideologia política, permitindo que você cheque como diferentes fontes tratam os mesmos factos", explica o Google na apresentação do novo serviço.
A página é actualizada a cada 15 minutos, disponibilizando títulos e frases curtas com o essencial das notícias, a par de ligações directas às páginas onde se encontram as notícias originais.
Como as edições em língua portuguesa foram lançadas em simultâneo e utilizam as mesmas fontes, alguns termos surgem com a grafia usada no Brasil, como a secção "Esportes" (Desporto).
Com estas duas novas edições, lançadas dois anos depois da versão em espanhol, eleva-se para 24 o número de países com "Google News".
Um serviço que, segundo disse à Lusa o editor executivo do primeiro jornal totalmente on-line em Portugal, o Diário Digital, é, fundamentalmente, "uma ferramenta útil para os leitores de notícias on- line", por concentrar num só site notícias de diferentes fontes.
"O efeito que [o Google Notícias] terá no Diário Digital só poderá ser avaliado com o tempo", acrescentou ainda Pedro Curvelo, que espera um aumento global de consulta de notícias na Internet pela facilidade que o leitor passa a ter em confrontar vários órgãos de comunicação social.
Para o jornalista, a eventual redução de visitas à página inicial de cada título, devido à ligação directa que o Google faz à notícia que se procura, não significa necessariamente perda de audiência ou de publicidade.
"Também é uma forma de favorecer o próprio meio", defendeu o responsável, acrescentando que "os títulos que não estiverem no motor de busca saem prejudicados" até porque a exposição dos jornais digitais no "Google Notícias" poderá ser benéfica para melhorar a relação de um título com a audiência e cativar novos leitores.
Pouco depois de ter surgido nos Estados Unidos, no final de 2002, o "Google News" tornou-se a página mais visitada para quem consulta notícias na Internet, fenómeno que deverá repetir-se agora em Portugal e no Brasil, referiu o editor do Diário Digital.
O "Google News" foi o primeiro agregador de notícias em grande escala lançado na Internet, a que se seguiram outros, como o "Topix.net", o "Newsbot" (da Microsoft) e o "Yahoo News", sendo que nenhum destes tem edição própria em português.
Notícia da Lusa

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Tb descobri isso hoje...
Ja andei a vasculhar... :)

Interessante e ao nivel que o Google ja nos habituou.

7:02 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Ainda não experimentei, mas a ideia parece-me excelente! Jinhos***

5:16 da tarde

Enviar um comentário

<< Home