terça-feira, agosto 1

Algarve. Uma região "em espera".

Em Agosto o Algarve aumenta a sua população numa percentagem tal que não há estruturas que aguentem! Eu pergunto a mim mesmo, se toda esta gente que nos visita, e felizmente que o faz, pergunto, se no final das férias não estarão mais cansadas do que quando cá chegaram?! É que a confusão é tal que deixa os veraneantes com os nervos em franja. Se se pretende tomar um café na esplanada, vai-se para a fila de espera! Se se vai a um restaurante, fica-se em lista de espera! Para estacionar há que ficar em espera que se dê o milagre de se arranjar lugar! Para ir à praia, para estender a toalha, ou se palmilham uns Kms. ou espera-se que alguém saia e lá se põe a toalha de dois metros quadrados num só metro quadrado! Na praça, é "em fila de espera meus fregueses"! Na farmácia, quando finalmente se conseguem comprar os medicamentos para a doença, a espera foi tanta que já se contraiu outra doença! Nos semáforos a fila é de tal ordem que os últimos ainda estão em espera no semáforo anterior! No Hospital, toca a esperar, apesar de aqui já estarmos habituados!
"É isto portanto, uma região em espera!!! "
Depois, o que acontece, é que todo o comércio, restauração e similares, que "(des)esperam" ansiosamente pela chegada deste período para ganhar o que deviam ganhar num ano, "não esperam nada para sacar o vil metal ao pessoal"!
E depois, vem o ciclo do (des)emprego! No príncipio da época os empresários "arrebanham" tudo o que é mão d'obra, sem qualquer formação! Garantem seis meses de trabalho e depois....desemprego! Ora, estes desempregados, " esperam os outros seis meses no "piscate" e lá voltam a trabalhar para o tal empresário que na época alta precisa deles! E assim o fenómeno repete-se ano após ano!
Então, qual a solução? Uma sei eu qual poderia ser! É a região criar condições para que o fluxo fôsse diluido por todo o ano! Não é fácil, eu sei! Mas há que tentar! Oferecendo "pacotes especiais para a época baixa"talvez se conseguisse criar estruturas, que com um ligeiro reforço na época alta tivessem capacidade para a enfrentar!! Receio que um dia os turistas que vêm para o Algarve "desesperem de tanta espera e resolvam ir esperar para outro lado"!
Aí ficamos nós, algarvios, à espera dum milagre!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá Pedro muito arredada destas andanças blogueiras mas hoje venho visitar-te :)
Agora outro lado da questão «Verão no Algarve»: alguns que não sendo algarvios portam-se de maneira soberba e suficientemente mal-educada, ainda ontem vi um exemplo de um senhor de t-shirt, calção e chinelos, bronzeado q.b., que por uma pessoa lhe passar à frente na fila do supermercado fez um escandalo frente à pobre da moça, a caixa, que estava bastante assustada por uma coisa de que nao tinha a culpa, ele é q tinha o dever de ver quem estava à sua frente, foi falar exaltadamente com o gerente e não satisfeito disse que assim que chegasse a Lisboa iria dar os passos necessarios para que a rapariga não ficasse impune.Eu estava perplexa, aqui não estamos muito habituados a ver cenas destas no nosso dia-a-dia, fiquei a pensar: como é possivel que uma pessoa tenha tanta maldade para querer fazer a «cama» a alguém quando há tanta falta de emprego.Eu já estava quase tão vermelha como o senhor dito cujo. E o que eu vejo mais neste Verao do que nos anteriores daqui da minha varanda em materia de estacionamento??? Eu chamo-lhe: bate à frente, bate atras e foge!
Td de bom.

1:56 da manhã
Blogger Ruralidade said...

Bom dia.
Como sempre um post muito oportuno.
Há poucos dias, embora visto de outra vertente, já tinha tocado no assunto. Falava eu de tempo ou falta dele.
O visitante paga e quer o retorno.
Quando não está na praia (aquilo que o faz demandar por aqui) começa a desesperar e pior, a fazer com que nós percamos a paciência para os aturar.
É o período em os empresários (?) sacam o que podem.
Ele são as camas paralelas (vulgo camas clandestinas), são os restaurantes clandestinos (sem licença) e por aí fora.
Como se pode programar infraestruturas se não se sabe o que existe? Nem quantos para cá vêm ?.
Penso que a ASAE deveria passar por aqui e dar um forte abanão em tudo o que é ilegal. Tinha objectivos para uma longa estadia.
Como a orla costeira já está neste caos, agora a procura dos grandes empreendimentos já vai no barrocal e serra. Tudo isto com os algarvios do algarve a verem e sem nada fazerem.
Um abraço

8:31 da manhã
Blogger Pete said...

Pedro como diz, quem vem de férias, na maior parte do Algarve tem que se esperar para qualquer coisa. Ainda há excepções se forem para a Costa Vicentina, ali para Lagos e quem segue para cima para o Alentejo, ainda se consegue ter descanso e sossego e passar umas boas férias. O único senão é que a água é um pouco mais fria.

Um Abraço,

Pedro Gonçalves.

10:15 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Existem há bastante tempo pacotes especiais em Outubro, Novembro, etc. com preços ridículos... mas o pessoal pouco adere, para os hoteleiros se safarem têm de aproveitar uma parte de Julho e outra de Agosto e... viva a Rita! Realmente dá que pensar porque é que o Agosto se transformou num mês horrível para quem quer usufruir dumas férias descansadas aqui no Algarve. Falo da Praia da Rocha, onde multidões invadem os supermercados, restaurantes e tascas... Mas a tradição assim determina para muita gente: férias só em Agosto! Algumas compreensivelmente têm de fazê-las nesta altura, pois as empresas onde trabalham fecham, e os emigrantes, especialmente os de França, também se têm de sujeitar a este mês de bagunça... Temos de ter calma, e aguentar a maré por mais uns dias...

12:35 da tarde

Enviar um comentário

<< Home