segunda-feira, setembro 5

O Estado acima da Lei!

É o que se passa em Portugal!
Todos nós somos obrigados a ter seguro das nossas viaturas! É de Lei!
Mas os carros do estado, concretamente da Polícia e da GNR, não têm seguro!
Se um condutor duma viatura destas tiver um acidente, e que seja culpado, tem, além dum processo que de imediato o suspende, que pagar o arranjo da viatura!
Com frequência os agentes se coletam para arranjar dinheiro para pagar o arranjo do carro que o camarada conduzia!
E como pode um polícia ao conduzir uma viatura destas actuar sem limitações?
De certeza que durante uma perseguição "pensa duas vezes e levanta o pé" não vá entrar em despiste e ter que pagar o arranjo da viatura!
E se um carro destes nos "cair em cima"? Como é? Quem paga o arranjo? Será também o agente? Ou paga o Estado, que leva sempre e em tudo, imenso tempo para pagar?
Portanto, minha gente, muito cuidado com viaturas da PSP e GNR! "São um perigo nas nossas estradas!"

6 Comments:

Blogger Luisa Hingá said...

Pois são. E nºao só...

8:59 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Mais um pedido de perdão! ... os carros têm seguro! ... quem os conduz é que não tem como o comum vendedor seguro de carta. E porque haveria? è suposto, a um agente da autoridade, actuar com dilig~encia! Naturalmente quem responde é o Estado. Desculpe Pedro, mas não me parece que subverter tanto assim esclareça alguma coisa. Um beijo. MAR

11:50 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Caro Pecaaas
Resolvi esclarecer o que se passa actualmente com os veículos da GNR-BT após contacto com membro qualificado da referida força de segurança.
Os veículos da GNR-BT têem seguro contra terceiros desde há cerca de um ano, estando cobertos os danos relativos a outros veículos ou pessoas intervenientes em acidente.
Os danos no veículo da GNR-BT serão suportados, no caso de serem culpados do acidente, pelo agente ou pela fazenda pública. O agente terá sempre um processo disciplinar sendo punido sómente se não puder ou quiser pagar a reparação do veículo da GNR-BT; a punição normalmente é suspensão por N meses (consoante o valor dispendido pela fazenda pública) com a correspondente perda de vencimento e perda de promoção por X anos (se fôr praça jamais será promovido).

Este é o procedimento actual na GNR-BT, relativamente a outras forças de segurança logo que saiba digo.

12:54 da tarde
Blogger Português desiludido said...

OBR. pelo esclarecimento!
Baseei-me numa notícia do "Correio da Manhã".Não deixa contudo de ser uma situação que preocupa os condutores! Se tiverem culpa num acidente.....estão feitos!
1 abr
Pedro

1:07 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Tenho participado na repartição das despesas de reparação em viaturas da BT3 da GNR. É uma espécie de ajuda comunitária, a mim "tocam" os autocolantes depois do pintor ter oferecido ou feito desconto no trabalho. Confirmo o que escreveste!

8:22 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Caro António: isso só acontece porque nós, Portugueses, temos o péssimo ou o óptimo costume (tudo depende da prespectiva e contexto) de tentar resolver as coisas através dos amigos e conhecidos, furtando-nos aos mecanismos legais existentes. É certamente mais fácil a um agente pedir a um amigo que lhe repare a mossa que fez no automóvel, do que lavrar um auto e desencadear um processo em que se averigue a verdade e onde até lá se sente visado ou culpado, ainda que não tenha culpa... culturas...MAR

4:16 da tarde

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