terça-feira, maio 6

Loulé - R. Dr. Manuel Cabeçadas

Ontem fui surpreendido com um telefonema de um Amigo de Loulé, que, ofegante, meu deu a notícia:- "A Cãmara de Loulé decidiu atribuir o nome do teu Pai a uma rua da cidade"!
Fiquei surpreendido e tristemente sensibilizado!
Sou suspeito mas parece-me inteitamente merecida a homenagem que Loulé faz a este filho da terra!
Durante anos ouvi colegas de meu Pai dizer que ele "tinha feito mal em ter deixado Lisboa ,vindo para Loulé!"
Sinceramente, sempre discordei destas opiniões, pois sei que para ele, muito mais importante que ser Professor, era estar junto dos seus doentes e sentir-se muito mais útil à sociedade!
Estavamos no ano de 1955, creio eu, altura em que a medicina na provincia tinha que ser feita como um "sacerdócio"!
E foi assim que meu Pai viveu sempre para a medicina!
O doente estava sempre à frente de tudo!
Quantos vezes,ainda criança, passei dias sem ver o meu Pai!?
Quando me levantava já ele tinha saído e quando me deitava ainda não tinha chegado...
Recordo que em determinada altura era o único cirurgião em Faro e que por isso esteve durante 2 anos de serviço permanente!
Eram outros tempos...
"Hoje a medicina está mercantilizada e os valores são outros..."
Obrigado meu Pai por teres sido o Homem e Médico que foste!

11 Comments:

Blogger Unknown said...

Esperemos que Faro venha a tomar uma decisão idêntica e merecida!!!!
P.Aleixo

10:31 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Fez-se justiça Pedro.

Liliana

12:47 da manhã
Anonymous Anónimo said...

MUITOS MÉDICOS DEVIAM SEGUIR A EXEMPLAR DEDICAÇÃO DE MUITOS MÉDICOS DE ANTIGAMENTE.

8:56 da manhã
Anonymous Anónimo said...

É mais que justa a homenagem através do nome de uma rua. Agora que se estão a reorganizar de novo os nomes das ruas da cidade, entre os muitos propostos por várias pessoas é digno de nota que alguém se lembrou do Dr. Manuel Cabeçadas. Palma Louletania

11:08 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Já não era sem tempo... Quando Faro for entregue a alguem da terra pode ser que se lembrem que o teu pai existiu. Os meus parabens e aquele abraço
Ze Francisco

4:47 da tarde
Blogger Unknown said...

Zé e Pedro
O v/ pai foi sem dúvida um EXEMPLO,e como sua discípula enquanto passei pela Cirurgia Geral( a minha 1ª valência), muito foi o que ELE me ensinou.Não o esquecerei por isso e pela amizade que nos uniu.
Subscrevo o desejo que CMF possa ter semelhante atitude.Que não esqueça o HOMEM E O MÉDICO que foi.
Um beijinho
Cidalia Guerreiro

5:14 da tarde
Anonymous Anónimo said...

A Câmara de Faro tem em projecto o dar nomes a ruas de faro estou convencido que o vereador da cultura não se esquecerá do Drº Cabeçadas além de médico e como homem deixou muito de si para que os seus descendentes possam aprender com a sua personalidade.
Acima de tudo quem contactou com ele aprendeu uma palavra difícil de utilizar hoje"FRONTALIDADE" sem qualquer objectivo!

6:44 da tarde
Blogger Patricia said...

Então fez-se justiça ;)
Fico feliz por esta homenagem.

bjs

9:02 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Parabens Pedro!
Fico mt feliz por saber que embora tarde, mais vale tarde k nunca foi feito jus ao teu Pai, que embora não tenha conhecido, mas perante estes depoiamentos não duvido k tenha sido um grande senhor.

10:55 da manhã
Blogger Ash said...

Fico contente pela homenagem!

Beijinhos

6:46 da tarde
Blogger Miguel said...

Obrigado nós ...!

Loulé já devia esta homenagem á muito tempo ....!

Um abraço da M&M & Cª!

7:30 da tarde

Enviar um comentário

<< Home