segunda-feira, setembro 10

Alguém sabe?

Alguém sabe de quem é esta foto?
Provavelmente muito pouca gente!
No entanto foi personagem central dum nefasto acontecimento ocorrido no Algarve há poucos anos, que no entanto teve muitas "coincidências" com o recente caso do desaparecimento duma pequena inglesa na Praia da Luz.
Esta chamava-se Joana! A outra Madeleine!
Ambas desapareceram......
Uma na pequena localidade da Figueira, perto de Portimão, e a outra na cosmopolita Praia da Luz!
Uma desapareceu qundo foi à venda comprar qualquer insignificância, enquanto os Pais estavam a trabalhar!
A outra dormia no apartamento de um "resort" na Praia da Luz, enquanto os Pais estavam a jantar num restaurante!
Uma só ao fim de alguns dias teve direito a uma pequena peça na televisão, onde a Mãe aparecia com uma fotografia da desaparecida!
A outra teve direito a directos na TV, não só da Portuguesa mas também da estrangeira!
Volto ao ponto comum entre as duas:- Ambas tinham desaparecido!
Foram feitas buscas em ambos os casos!
Uma procuraram pela zona de residência, na sucata do Pai, e arredores! A outra teve direito a Marinha, Força Aérea, GNR, PJ, equipas cinegéticas, movimentos populares, detectives privados, ScotlandYard, embaixador de Inglaterra, etc....... e ambas tinham desaparecido!
O Caso Joana, mesmo nunca tendo aparecido o corpo, nem tendo sido feitas investigações profundas como foram feitas no Caso Madeleine, teve uma sucessão normal(?) ficando, quase de imediato a Mãe em prisão preventiva, sendo posteriormente julgada e condenada! Cumpre pena num estabelecimento prisional!
No Caso Madeleine, também não apareceu o corpo, foram feitas investigações até ao mais ínfimo pormenor, recorrendo-se inclusivé ao estrangeiro, mas ninguém foi detido, e mesmo aqueles que estão "por dentro do assunto" só ao fim de quatro meses passaram a arguidos, e quem sabe se não foi a pedido dos próprios! Nada de prisão preventiva e apenas TIR (termo de identidade e residência)!
Até aqui, onde está a diferença entre os dois casos? Ambas as crianças desapareceram!
Porque é que a Mãe de uma ficou logo detida e os Pais da outra regressaram pacatamente à sua amada Inglaterra?!
Porque a Mãe da Joana trabalhava a dias, ou algo semelhante, e os Pais da Madeleine são médicos?
E como é que os Pais de Madeleine foram recebidos pelo Papa o que só acontece com intermediação política?
A Mãe de Joana só teve direito a ser recebida pela PJ.
E as verbas que têm caido numa "fundação" a favor de Madeleine?! São milhões geridos por quem? Pelos Pais que são agora arguidos? E não deveria agora essa verba ficar congelada? E a provar-se que os arguidos são culpados, essa verba não deveria, ou poderia, passar para ajudar a procurar todas as outras crianças desaparecidas?!
A única coisa que "entrou na conta" da Mãe de Joana, foram ofensas e apupos!
E o tratamento VIP que os Pais de Madeleine tiveram para "deixar o local do crime"?! Batedores da Polícia, entrada no aeroporto por àrea reservada, cobertura televisiva em directo para a Sky News com helicóptero, tudo como se faz com pessoas muito importantes!
A Mãe de Joana viajou naquelas carrinhas sem janelas e que fazem muito barulho a que chamamos "ramona"!
Por fim, a Mãe de Joana, quando foi inquirida ficou logo detida! Poderia haver o perigo de fuga para o estrangeiro...
Os Pais de Madeleine, voaram para o estrangeiro, para sua casa, e agora só cá vêm se quiserem!
Tal como está a legislação, receio bem, que o Delegado do M.P. que vai agora ter que se pronunciar, vai mandar recomeçar as investigações e no final, um caso que tinha algumas semelhanças com o "Caso de Joana" vai virar igual ao "Caso de João Pedro"!
Será justo? E como irá reagir a PJ ? Já não basta os "ataques" que têm sofrido por parte da imprensa inglesa e ainda vão levar o "rótulo de incapazes"!
Será que tudo isto "não têm mãozinha de política" pelo meio? Haverá alguma relação entre os Pais de Madeleine e Mr. Blair?
A minha forma de antever o final deste "caso" é que vamos cair na situação de desaparecimento puro e simples e é mais um número a acrescentar aos outros! Só que neste caso vai ser metido no "saco errado" por interesse de alguém! Quem?
O tema musical interpretado por FáFá de Belém, chama-se "Procuro_e_nao_te_encontro".

7 Comments:

Blogger Cátia said...

Bom "post". Não retiro nem uma palavra!

3:16 da tarde
Anonymous Anónimo said...

O nosso grande problema não é a forma como uns e outros são tratados... o nosso problema são a Joana, a Madeleine, o Rui, o Manuel, o António, etc., todos aqueles que desaparecem sem deixar rasto... o resto é politiquice, sem tirar nem pôr. Ontem, num debate da BBC World (curiosa a diferença para a Sky News que se ufana de ser o "News Channel of the Year"...só se for lá no bairro deles, não no nosso) alguém disse, num rasgo de clarividência britânica: "ninguém duvide que este caso acerca de uma menina branca que desapareceu no estrangeiro é para abafar os milhares de miúdos negros que desaparecem anualmente apenas em Londres"... não sei se será apenas por isso mas que dá que pensar, dá...

4:30 da tarde
Blogger Isamar said...

Mas as crianças, Senhor!
O homem é capaz de cometer os actos mais bonitos e também os mais monstruosos. Infelizmente!
Beijinhos

10:41 da manhã
Blogger Tita said...

Desde o inicio do caso achei "exagerado". desde a atitude dos pais que nas imagens que eu vi não havia lágrima alguma,á demasiada exposição á comunicação social. Penso que foram eles que conduziram o processo e agora parece que virou o feitiço contra o feiticeira, e ao que parece já não querem ser expostos á comunicação social. Cheguei a pensar que este caso é muito semelhante ao caso da Joana. os pais parecem ter alguma coisa a esconder... e a policia britanica também... Já aos nossos meninos, a quem interessam? Só aos pais que infelizmente perderam-lhes o rasto. á comunicação social...
nunca fui indiferente aos casos de meninos desaparecidos, e a este muito menos, mas acho que há laguma coisa"podre" no meio de toda a história

3:43 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que pelos antecedentes da mãe da Joana, a qual já havia "dado" (entregue, sei lá)filhos antes ....
Quanto a lágrimas que pedem sejam vertidas pelos pais ... desculpem-me , mas acho isso duma ignorãncia total. lembram-se das carpideiras? ...
Enfim! eu continuo com a mesma opinião de sempre: a inocência dos pais. Encontrem o cadáver (se for o caso) ... onde pára o da Joana? (continuo a achar que ela foi vendida)... agora temos uma polícia que descobre crimes sem cadáveres ou cadáveres sem culpados, como já aconteceu?

6:40 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Bom post. Os MacCan viajaram em aviões privados, tiveram honras de udiencia papal ( o tal da infalibilidade...)e o laboratório ingles foi dando resultados a contagotas . Deu tempo para tudo, até para serem inocentes.
A mãe da Joana não tinha dinheiro, era um pobre diabo. Foi para a cadeia qd se o tivesse estaria emigrada na América do Sul numa republica qualquer sem extradição...

11:50 da tarde
Blogger Patricia said...

Concordo, e não nos podemos esquecer do caso do rui pedro no meio de tantos outros casos de crianças desaparecidas. Pode-se fazer muito, mas a realidade é que não se vê fazer muita coisa por essas crianças.

2:48 da tarde

Enviar um comentário

<< Home