quarta-feira, março 5

PRAIA de FARO

FARO: - moradores da Ilha receiam demolições
A Assembleia Municipal de Faro delibera hoje sobre o "Polis Litoral Ria Formosa", mas muitos moradores desconhecem o plano de requalificação e não sabem onde vão morar se as casas vierem abaixo. (Observatório do Algarve)

Faro vai hoje tomar uma decisão que terá um forte impacto no futuro da cidade e do concelho!
Qualquer que seja a decisão vai condicionar, ou não, o crescimento da cidade e a tão prometida abertura da cidade ao mar!
É uma medida de difícil decisão, pois a aprovação do Polis poderá levar à demolição de muitas casas implantadas na duna primária da Praia de Faro!
É verdade que estas demolições, a acontecerem, têm vindo a ser adiadas, ano aqpós ano, câmara após câmara e governo após governo!
Mas, um dia teria que chegar ....
E tudo indica que será agora que a Câmara terá que avançar, sob perigo, se não o fizer, do desaparecimento da praia a médio longo prazo!
É uma solução delicada e que passa, em primeira instância, pela demolição das casas ilegais!
Serão a maioria? Creio que sim!
Por outro lado, há casas legalizadas mas, ilegalmente! Percebem ?
Por fim há as verdadeiramente legais!
O camartelo vai ter que trabalhar e a Câmara terá de imediato que salvaguardar os moradores permanentes da praia, nomeadamente os pescadores e mariscadores!
É uma questão social e que requer muito tacto! Não se tira uma pessoa da casa onde vive há 50 anos para a "encaixotar" em qualquer sítio!
Por outro lado, esta gente tem as suas "ferramentas" que não podem ser transportadas "debaixo do braço"!
São muitos os pormenores a considerar!
Vamos aguardar a decisão da Assembleia Municipal, sendo certo que qualquer das votações tem implicações importantes na nossa terra!
Que prevaleça o bom senso salvaguardando os mais altos interesses municipais!

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pelo que percebi será esta sociedade polis a que a Cãmara quer aderir que irá gerir os milhões de euros, preparar os projectos e lançar os concursos das obras a realizar.
Será também esta sociedade que irá preparar os planos de pormenor e intervenção que irão definir as intervenções de requalificação dos núcleos das ilhas e se haverão demolições e quais.
Já alguem pensou que assim sendo só estando lá dentro é que o nosso Município terá uma palavra a dizer sobre o que se deve fazer ou não.

1:10 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Afinal a Cidade mexe.
O Governo vai avançar com a Variante Norte da Cidade, no âmbito da requalificação da EN125.
O Programa Polis disponibiliza 80 milhões de euros, a maior parte dos quais para Faro, para requalificar a frente ribeirinha, e cumprir velhos sonhos dos farenses (passeio ribeirinho, doca exterior, Parque do Pontal, Acesso à Praia, etc).
O cais das Portas do Mar vai para obras muito em breve.
A Pista de Atletismo e o Pavilhão estão quase prontos.
Isto está a mexer... e muito.

1:19 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Se calhar não está tanto assim, só a ideia de que o governo vai disponibilizar 80M é que os fazzz mexer...

12:26 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Se calhar não está tanto assim, só a ideia de que o governo vai disponibilizar 80M é que os fazzz mexer...

12:26 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Para bem de Faro e dos Farenses vão fazer pequenas alterações na praia de Faro, e grandes modificações nas vidas das pessoas que lá vivem e que vivem da praia da ria do mar, porque os outros que vão passar la uns dias por ano ninguem lhes vai fazer NADA nem as alterações os vão afectar, será que os que vivem na praia não são FARENSES???

12:30 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Sessão marcada para esta noite
Demolições: Assembleia Municipal de Faro adiada por falta de espaço
06.03.2008 - 09h56 Lusa
in "Publico.Pt"

Acham que faz alguma diferença quando as decisões já estão tomadas a favor daqueles que vão tirar maior proveito das alterações anunciadas.

3:59 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Tanto quanto julgo saber, os "ilegais" serão, maioritariamente, os mais pobres que vivem e trabalham na ilha. Os "legais" são os que correram com os pobres para as pontas da praia e ocuparam os terrenos para casas de praia (lazer e rendimento), aproveitando a estrada construída.
Estou cheio de curiosidade em ver como descalçam a bota, mas não me espantaria nada que, mais uma vez, saiam a perder os que menos têm. É que os pobres não têm amigos bem colocados, influência social ou peso eleitoral.

Fega

7:45 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Segundo sei dos 80 milhões 20 são para mandar casas abaixo.
O POOC tinha muitos milhões que ninguem sabe onde estão e nem chegaram cá.
A ria precisa de ser dragada. A barrinha está a fechar. A ria não é protegida. Não há recarga de areias na praia, e tantos euros para quê para mandar casas abaixo, ainda há muito para fazer antes disso, não venham só com medidas televisivas, as que não se veem ás vezes fazem mais falta. Vamos ver mas não se vendam, tudo é preciso, porque está tudo por fazer vejam bem é as prioridades.

fanan

9:47 da tarde
Anonymous Anónimo said...

O Fanan devia ler o Polis, tudo o que fala está lá previsto com dinheiro para fazer.

3:37 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Polis para Faro? Conversa da treta meus amigos..não será coincidencia que se façam umas reuniões com mtos jornalistas para anunciar projectos de execução a longo prazo a um ano das eleições Legislativas e um ano e meio das autarquicas? Não estaremos perante mais um plano concertado das comadres socialistas para encherem de promessas os ouvidos dos eleitores farenses? Não duvido que depois de garantirem o tacho estas senhoras "socialistas" depressa irão colocar na gaveta os projectos que dizem irão que fazer. Quem não os conheça que os compre.

10:01 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Nunca vi tanta gente registada no Concelho de Olhão, na nossa cidade de Faro. O Psd fez bem o trabalho de casa mas só trouxe gente do concelho vizinho para assistir (conhecer o Teatro Municipal) à peça teatral que estava a decorrer em cima do palco. Psd e Vitorino representaram uma peça tão dramática e irrealista que até parecia real. Não há dúvida, que nem o melhor presidente do mundo tem hipóteses de fazer alguma coisa por este concelho. Tenham vergonha e deixem o concelho avançar.

12:24 da tarde
Anonymous Anónimo said...

O José Vitorino não passa de um anormal. Vamos ver, quando o POOC foi aprovado era ele o presidente de câmara porque não fez nada???? Agora, como os que estão na CMF mostraram que vão ser capazes de fazer alguma coisa, vem armado em salvador da pátria... é mesmo troca tintas. Eu diria não passa de um imbecil. Não percebe este parvalhão que as demolições estão previstas no POOC e nada têm a ver como actual executivo...Aliás o que está em causa é reabilitar a zona ribeirinha de Faro com o POLIS.. Só um cego é que não vê. Tb não percebo o David Santos, pois se existe um erro no PDM de Faro, este foi ratificado com a sua conivência, pois era ele o vereador do urbanismo responsável pela elaboração e posterior aprovação do PDM. Agora anda a fazer-se de esquecido... e afinal tem culpas no cartório.

11:23 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Defacto não é necessário recorrer ao insulto para se manifestar a nossa opinião.
O actual executivo parece que tem muitos defensores, mas os farenses não lhe deram a maioria na Assembleia, como tal tem que agir com mais cuidado e acautelar o interesse dos farenses,na escritura que vai assinar na futura sociedade POLIS terá que acautelar os bens dos farenses, mesmo sabendo-se que o POOC está acima do Polis na hieraquía em termos de execussão do projeto.
O PS não necessita do PSD para aprovar o POLIS, basta a CDU, porque será que esta não viabiliza o POLIS tal como foi apresentado??
É tudo uma questão de humildade e reconhecer que devem ser acautelados os interesses dos farenses,dos que não têm poder, aqueles que também devem ser defendidos ou acautelados os seus bens, que foram construidos com conhecimento e aos olhos de todas as entidades oficiais.
O executivo têm a solução nas mãos, é só querer, não se desculpe com a oposição.
Assuma nos Estatutos aquilo que sempre defendeu... não às demolições selvagens, só com planos especificos para as zonas e com a participação das Associações envolventes,então sim, tão simples quanto isto, penso eu.
Arrogância já basta a do governo.

5:49 da tarde

Enviar um comentário

<< Home