quarta-feira, junho 22

A Câmara não quer o progresso de Faro !!!

Hoje vou falar mesmo a sério!! E vou falar a sério porque tive conhecimento duma grave situação que o Presidente da Câmara de Faro "provocou", lesando fortemente a cidade e o concelho!!!
O Pontal é uma zona que se estende da Quinta do Lago até à Praia de Faro! Pertence aos concelhos de Loulé e Faro e está incluido e explícito nos PDM das duas autarquias! Contemplam esses PDM para a zona do Pontal empreendimentos do tipo Quinta do Lago, incluindo um campo de golf ! Está no PDM !!!
Acontece que alguns investidores, tendo conhecimento doque ali se pode (!) fazer, adquiriram os terrenos para construirem e fazerem aquilo que o PDM autoriza! Um advogado Amigo, cujo cliente é um dos tais investidores, há cerca de três anos solicitou uma reunião com o Presidente da Câmara de Faro, informando o que pretendiam fazer! Depois de dois adiamentos, lá foi recebido e expôs o projecto! " Tudo bem mas têm que fazer uma alteração!" terá dito o Presidente! Qual era então a alteração? Era que fosse criada uma zona para que os farenses pudessem beneficiar daquele espaço! Pistas para footing, bicicleta, espaços de puro lazer, etc.!Perfeito e extremamente louvável a exigência feita pelo Presidente da Câmara!
Os investidores mandaram alterar os projectos para corresponderem ao solicitado pelo Presidente e lá voltaram à Câmara para mostrar como iria ser o tal espaço exigido, e bem, pelo Presidente para uso dos farenses! "Bem, agora vamos para a frente" terá dito o Dr. Vitorino! Vem então a parte bur(r)ocrática da questão, com o tempo a passar e da Câmara não saía nada!
Cartas registadas para a Câmara e, resposta...nada!Mais cartas e cartas e, ....nada!
Como se devem lembrar há cerca de dois anos deu-se o grande incêndio do Pontal!! Estava o meu Amigo advogado a ver o telejornal, quando a TV faz uma ligação em directo ao local do incêndio e aí está o Presidente da Câmara em directo! "Se os donos destes terrenos pensam que provocando estes incêndios vão conseguir fazer aqui alguma coisa, estão muito enganados! Aqui não haverá um buraco de golf"!!! O tal Amigo advogado ficou estupefacto!!
Então o Presidente da Câmara que tinha exigido alterações ao projecto e depois delas feitas tinha dito "Agora vamos para a frente" estava a dizer a milhares de espectadores que os donos dos terrenos é que tinha provocado o incêndio?? Mais cartas registadas com aviso de recepção para o Presidente da Câmara de Faro, que a nenhuma se dignou responder!!
O que ali fosse feito seria "um braço" da Quinta do Lago, salvaguardando todos os problemas ecológicos e ambientais!!! Seriam amplos espaços, com indíces de habitabilidade muito baixos como deve ser uma zona para turismo de qualidade, zonas verdes, lagos artificiais, etc..
Não nos podemos esquecer que Faro, capital da região mais túristica de Portugal, não tem NADA! É uma terra de serviços e que em termos túristicos nada tem. O velhinho Hotel EVA vai "fazendo o que pode" e o Hotel Faro virou aquilo que todos sabemos!!
Transformar o Pontal numa zona de turismo de qualidade o que vinha trazer para Faro??
Os benefícios são tantos...
Emprego! Julgo que nem é preciso justificar!
Receitas! Perguntem à Câmara de Loulé as receitas que tem das casas de Vale do Lobo e Quinta do Lago!
Dinamização do comércio local! Já ouviram falar no Supermercado Apolónia, em Almancil cuja clientela são em 95% residentes nas tais vivendas da Quinta do lago e Vale do Lobo? É considerado um dos melhores do País!
Julgo que não vale a pena continuar a enumerar tudo o que Faro e o concelho, iriam beneficiar com a existência dum complexo túristico implantado no Pontal!
Porque não avançou?? Só o Presidente da Câmara poderá responder!
Mas o "folhetim" não acaba aqui!! Luis Figo, sim, o futebolista, foi há algum tempo ter com o tal Amigo advogado dizendo que queria investir naquela zona e que tinha espanhóis também interessados!
O advogado informou-o de tudo o que se tinha passado relativamente ao Pontal, mas também lhe disse que, "como ele era uma figura pública e conhecia José Vitorino", que o abordasse e saberia com o que podia contar! Figo e Paulo China falaram mesmo com o Presidente! Ao que parece terá sido num festival de música que teve lugar no Estádio Algarve no mês passado!
Quando Figo disse ao Presidente da Câmara de Faro qual era o seu projecto, este terá dito "Não me fale no Pontal...!!!!"
E assim, "morreu, pelo menos para já", aquilo que poderia ser um projecto de inquestionável interesse para Faro e para o concelho!!!
Votem nele,votem...

22 Comments:

Blogger Canis Lupus Horribilis said...

As coisas que se vão descobrindo nas autarquias, levam o nível das relações institucionais a tráfico de influências, tudo é triste da parte da autarquia e não só!
Que segredos mais esconderão as nossas pobres autarquias, e que património natural, ainda iremos destruir em nome da evolução(leia-se especulaçõa imobiliária).

9:23 da tarde
Blogger andré said...

Nã obstante o que o João Nascimente comentou e a "maneira de funcionar" das autarquias aqui descrita, ainda não me convenceram do inquestionável interesse de qualquer projecto de urbanização para o Pontal, ainda mais com um campo de golf !!!

12:14 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Eu quero crer que não avançou porque se criou um movimento cívico de defesa do Pontal, que reuniu uma série de associações de todo o Algarve. Eu quero crer que não avançou, porque é preciso preservar uma das poucas áreas de coberto vegetal que ainda resiste no litoral algarvio, onde por sinal existe a maior mancha de Tuberaria, uma planta em risco de extinção, que em todo o mundo só existe aqui e em áreas muito pequenas no sul de Espanha, e que por isso deveria ser uma área integrada na Rede Natura 2000. Eu quero crer que não avançou porque os farenses decidiram preservar o seu património natural, brutalmente destruido no resto da região.

Eu quero crer, mas infelizmente não creio. Mas independentemente da forma como o processo esteja a ser conduzido - e acredito piamente que esteja a ser conduzido da pior maneira - mesmo não fazer nada é melhor que arrasar tudo para relvar e construir mais um campo de golfe, por-lhe uma cerca à volta e uma cancela à porta, e privar os habitantes do Algarve de mais este pedacinho da sua terra. Afinal o Algarve já deve ser a região da Europa com a maior concentração de campos de golfe, para quê mais um? Os outros 22 ou 23 não chegam?

1:37 da manhã
Blogger mar revolto said...

Olá Pedro,

Obrigada pela tua visita e pelas tuas palavras..., voltarei!
Beijo da Lina

2:03 da manhã
Blogger mar revolto said...

Olá Pedro,

Obrigada pela tua visita e pelas tuas palavras..., voltarei!
Beijo da Lina

2:03 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Também posso ser contra a devastação do Pontal, mas de qualquer forma o nosso Presidente, a confiramarem-se os factos do relato, não conduziu bem o procedimento. Mentiu!

Como este caso têm havido muitos!

9:24 da manhã
Blogger Miguel said...

Tratamento Normal do "Tino"!
Provavelmente não envolvia ninguem da clientela laranja, logo não há futuro neste projecto no Pontal!

9:52 da manhã
Blogger Português desiludido said...

Pelo que me foi dito o projecto salvaguardava todas as questões ambientais e ecológicas!Tal como o Nuno referiu, para mim, o que está em causa foi dar-se "luz verde" e depois sem mais nem menos "cortar"!
A Câmara deu aval a um projecto, e não questiono se bem ou mal, e depois, sem sequer contactar as pessoas a quem tinham sido dadas "garantias", pura e simplesmente calou-se .......
Acho que os PDM das duas Câmaras também deviam ser revistos e de uma vez por todas ficar claro que no Pontal nada se fará!

9:57 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Pecas,
Tenho estado entretido a lêr... E, do que vi gostei imenso: clarividência e coragem, o quanto baste para defender a causa dum lugar, duma vida, dum sítio.
Parabéns!
Um abraço Ricky

11:03 da manhã
Blogger Português desiludido said...

Consegui saber mais alguns pormenores sobre o assunto!A mancha verde não iria sofrer qualquer alteração! Ficava preservado todo esse espaço!Quanto a Tuberaria ,o espaço onde existe também era respeitado, apesar de haver iformações que existe com alguma abundância na zona de Tunes, Albufeira e Portimão!
Por fim, se nada se fizer lá, ao menos que a Câmara mande limpar tudo aquilo pois é um autêntico de pósito de lixo! Diria qua a frase a aplicar seria:- "Nem Luxo, Nem Lixo!

12:20 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Tenho passado no Pontal e realmente o seu actual estado é muito decadente, pelo que não sei o que será melhor, se deixá-lo ao abandono se aceitar um empreendimento turistico que reordene e crie harmonia com a natureza. Além de poder ser uma mais valia aos mais diversos niveis e que já foram aqui referidos, i.e., económicos e sociais. Acho que sim!

12:35 da tarde
Anonymous Anónimo said...

O progresso e desenvolvimento a todo o custo penso que niguem aceita, mas se forem garantidas a manutenção e conservação das áreas ecológicas e o usufruto dessas áreas tb pelos cidadãos porque não? Será que não é possivel encontrar um ponto de equilibrio entre a construção e o meio ambiente de maneira a que não sejam antagónicas?

2:17 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Já agora, se não fôr possivel, então alterem o PDM e digam definitivamente aos promotores que a zona é protegida e procedam de forma a tornar a zona protegida e não apenas abandonada.

2:20 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Julgo que para tudo é preciso bom senso!Será que é o que falta na Câmara de Faro? É comum dizer-se "os extremos tocam-se" e talvez sejam os extremismos que muitas vezes deitam tudo a perder!

2:27 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Exacto! A solução dos problemas reside no equilibrio e não na ruptura. Devemos amadurecer as ideias antes de as executar, coisa que actualmente não é possivel com o actual executivo camarário.

3:07 da tarde
Blogger Vagabundo said...

E esta sabes?
" Foi aprovado pela Asembleia Municipal, um projecto de saneamento básico que vai abranger cerca de 9 mil habitantes deste nosso Concelho e sabem como? com a abstenção do PS, o seja deram o milho todo ao passarinho, aprovar um projecto, com a aproximação das eleições... vamos tê-lo cá por mais um mandato, infelizmente estou convvicto que vai ser uma realidade!!!

11:14 da tarde
Blogger Unknown said...

as notícias quanto ao aquífero que está cada vez mais esgotado deveria fazer com que os responsáveis autárquicos, regionais e turísticos, sim os donos dos campos de golfe, pusessem a mão na consciência ... São 26 os campos de golfe no algarve ... Se não fosse a forte influência do turismo junto das entidades locais, seriam obviamente os campos de golfe (um campo de 18 buracos consome tanta água como uma cidade de 25.000 habitantes) a estar debaixo de mira dos políticos e não os agricultores, muitos dos quais já têm sistemas de rega controlada por computador ...
Sinceramente, acho que independentemente dos contornos bur(r)ocráticos/políticos da situação, é preferível não secar ainda mais o tão delapidado património aquífero do algarve ...
Enquanto não se reaproveitar a água utilizada e enquanto não começarem a purificar a água do mar, para ser utilizada na agricultura/rega de jardim e campos de golfe, dificilmente não se atingirá o ponto de ruptura ...

11:15 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Nuno
Quando o equilibrio é igual a "finge que faz mas não faz" e um campinho-aqui-uma-casita-ali-não faz-mal-a-ninguem- o resultado é a ruptura...

Estamos num momento ou se faz a ruptura voluntariamente e planeada ou ela vem sózinha, cagando-se para a gente, quer seja com uma onda a afundar a praia de faro quer seja com uma seca que afaste os turistas (e a gente) daqui para sempre ...

12:39 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Pois é anonynos!!!

Eu não quero ser catastrofista mas este é um problema que até me preocupa pouco (comparado com outros). Como tu dizes, ou nós resolvemos o assunto ou ele resolve-se por nós (eu como até gosto desta terra preferia que fossemos nós a resolver...)

12:42 da manhã
Blogger Português desiludido said...

Mais algumas dicas:-
1. É possível utilizar a àgua do mar para rega! Sistema de electrodeposição! As Canárias já o fazem!
2.É possível uilizar as àguas das ETAR para rega dos campos! Parece mesmo que essa àgua contem qualquer "coisa" que ajuda a fertilização!
3. A rega não deixa de alimentar os lençóis aquíferos!

Portanto, cá estou eu, é preciso é bom senso!
BFS p/ todos

5:14 da tarde
Blogger Unknown said...

o problema é que a maioria dos campos de golfe ao contrário do que dizem não seguem essas técnicas, limitando a tirar água de furos que se vão alimentando do lençol aquífero ... eu acho que os donos dos resorts turísticos ainda vão acabar por matar a galinha dos ovos de ouro ... claro que isto sou só eu a falar ... mas enquanto a empresa águas do algarve anda a culpar o regadio, continuamos todos a ser comidos por lorpas ...

4:09 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work hockey babes Construncting cpu from silicon teen bondage video prices on geforce 2 video card Graphic cards for laptops home heating oil season ddr3 graphics card compatability

2:57 da manhã

Enviar um comentário

<< Home