segunda-feira, abril 14

Algarve-Regionalização! SIM ou Não?

Na tentativa de "dar vida ao Faro Este", e na sequência de alguns comentários recentes, venho hoje submeter a discussão o assunto da Regionalização!
Eu, como já assumi várias vezes, sou pela Regionalização!
Mas que tipo de Regionalização?
Como é sabido existe já um movimento pró Regionalização!
Mas, quando vejo à frente do mesmo um tal Mendes Bota, fico logo a pensar que é um movimento para alguns se aproveitarem, relegando para segundo plano a Região do Algarve!
"Todos os algarvios já sentiram na pele o efeito da regionalização de uma região que não somos!"
Até Cavaco Silva, em determinado período da sua carreira política, confessou que tinha deixado o Algarve para trás para não dizerem que por ser algarvio estava a dar benesses à sua região...
Entendo que face às particularidades, algumas naturais, do nosso Algarve, podíamos ter uma administração autónoma, que certamente saberia melhor que um governo central, as prioridades da zona!
Por outro lado, as receitas geradas pela actividade principal da região, o turismo, em vez de irem para Lisboa para despois serem atribuídas ao Algarve de forma, muitas vezes anarca ou irracional, seriam atribuídas por quem sabe o que se passa na região!
A acrescentar a isto, o poder centralizado leva, por exempo, á situação incrível que é o Algarve ter um deputado, julgo que de Aveiro, que do Algarve conhece Vilamoura e a Quinta do Lago....
Mas, há vários perigos na Regionalização!
Não vou falar do Alberto João mas não deixo de pensar que "o fenómeno" pode acontecer aqui!
Por outro lado os "jobs for the boys" podem virar "jobs for algarvians"!
O bairrismo é salutar e se a regionalização tiver esse cunho, podemos todos beneficiar!
Vamos aguardar que os defensores de uma e outra causa nos esclareçam aqui sobre o que será melhor!

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Anónimo disse...
Acabo de vir do blog " A defesa de Faro "
...
Teremos então que fazer " A defesa do Algarve "?

Já é difícil haver uma visão estratégica para Faro, na infindável rotatividade PS/PSD. Como seria com o Algarve?
Qual a estratégia de fundo que o Algarve ainda não viu ser proposta, por parte do governo central ou por parceria das autarquias Algarvias?

Bem hajam

6:52 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Voçê não pode com o PSD nem à lei da bala...

Embirra com um tal Mendes Bota, que bem ou mal é o único neste momento que defende o Algarve na Assembleia da Republica.

E depois dá o exemplo do outro deputado do PSD que é de Aveiro. Será que o João Cravinho, cabeça de lista pelo PS aqui no Algarve, tem a sua residencia permanente cá?

7:58 da tarde
Blogger Zé de Fare said...

Completamente a favor da regionalização. Deveria ser criado um senado com 15 deputados e um governo regional com mandato de 7 anos onde fosse possível relativizar o poder autarquico que é desde que foi criado uma anarquia, nunca serviu os interesses do povo e sempre foi apendice dos partidos nacionais... É necessária uma outra atitude para gerir as receitas ou qualquer outro contracto financeiro que fosse acordado com o governo de lisboa. Ainda temos uma administração local de paróquia. Cada um para si. É preciso um governo regional que impulsione as nossas relações com a europa começando aqui por espanha, atraindo investimento estrangeiro. É necesseário baixar os impostos, nomeadamente a contribuição autárquica, é necessário cativar a população estrangeira (10 % dos residentes) para a realidade regional, é necessário criar um tecido industrial (nós não queremos ser todos empregados de mesa), é preciso impulsionar o mundo rural mediterrânico... Tanta coisa que um governo regional poderia fazer! Lisboa não liga puto ao que aqui se passa. Além disso nós só temos direito a 8 deputados na assembleia nacional mas quantos teríamos se fosse tida em conta a nossa contribuição per capita para o orçamento?

9:01 da tarde
Blogger Português desiludido said...

Para o Anónimo das 7.58
Dedução precipitada quanto a eu nao "poder" com o PSD.
Se me conhecesse, saberia que não é o caso!
Já agora, há anos estava eu num comício do PPD no Cine-Esplanada em Faro, quando fui apedrejado por Mendes Bota...
Por outro lado o que serve para o PSD serve para o PS.João Cravinho e todos os outros!
Quanto a Mendes Bota defender o Algarve, se não for contra a disciplina do partido, pode ser! Caso contrário...
Conheço pessoalmente Mendes Bota há muiiiiitos anos!
Não confundo instituições com as "pessoas" que por lá passam.
Cmpts
Pedro

10:22 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Regionalização SIM mas não a do Snr. Bota. PASSEM PELO BLOG DO CALÇADÃO DE QUARTEIRA E VEJAM COMO UM HOMEM QUE DETEM UMA SÉRIE DE TÍTULOS DE JORNALINHOS CONSWEGUE PAPAR ALMOÇOS À CONTA DOS PRESIDENTES A QUEM DÁ PRÉMIOS: HILARIANTE. LOULÈ CONTINUA A INSPIRAR......... CUIDADOS; LEIAM E DIGAM ALGUMA COISINHA PARA A GENTE SE RIR MAIS UM BOCADINHO. VIVA A IMPRENSA LIVRE E REGIONAL. POÇAS !!!!! SILVINHA - Loulé

10:44 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Alô Pedro!!!
Infeliz coincidencia. O meu pc tem pouca memória.
Tem 7 anos e é uma ferramenta de trabalho. Estou recomeçando.. a transmissão..
para tal, não preciso mais.
Mas para as virtualidades das congregações, vou precisar mais.
Vamos a isso,. Já queimei um comentário...um kangouru só tem pelos na bochecha. Não tem pelos no cu porque a professora não deixa.. velha anedocta. Também não vou abdicar do nosso português!!
Nos anos 60, lá fora, li um romance de Georges Orwell, chamado "1984". Foi uma ficção aterradora. Quarenta e 4 anos depois, .. que direi? Era o "big brother"...o olho electrónico que vigiava tudo e todos...
Aliás, esta expressão vem dessa obra.
Assim a modos que, podemos matar alguém, nas TVs, nos filmes, ou na política, desde que tenha passado algum tempo no esquecimento: Big brothers...
Telenovelas aberrantes.
É a 2ª vez que comento... a antena caiu...
Olha, uma sugestão: arranja espaço permanente para esta candente questão.
E hoje mais não digo. Se quizeres pôr o espaço, melhor para ti e para nós.
O Algarve merece carinho. É a nossa região.
Abraço

4:15 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Entretanto, lembrei-me do nosso Penisga. Era Algarve, era Portugal. Morreu de cancro, à segunda, pelo stress.
Sabes que a Comissão Europeia mandou 42 milhões de contos para indemnizar os despachantes e funcionários de Portugal e esse dinheiro foi prá Via do Infante, e eles nada receberam? E no dia da inauguração choveu tanto que a estrada se arriou em algum sítio? Foi o Presidente da Republica actual, então 1º Ministro de Portugal que é o responsável por tal falta de indemnizações? E por tal o nosso Penisga se fue??
E quantos colegas mais morreram?
E as acções jurídicas internacionais ainda não têm conclusões??.....
Eu fui PPD até 4/12/1980.
E votei Socrates nesta legislatura...
Bom dia alegria.!!!
´É uma simples homenagem ao nosso João Luís Penisga.
Há muito mais...mais...quem não se sente não é filho de boa gente..
Hasta..
Cuidado com o big brother...
Abraço

5:03 da manhã
Blogger Português desiludido said...

Marceano
Obrigado por teres trazido aqui o João Luís Penisga, grande Homem e grande Amigo!
Deve continuar a rir-se com as "macacadas" que acontecem no seu Algarve.
Abr
Pedro

11:14 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Sem pensar em partidos porque esses deveriam vir depois a prioridade será o Algarve e as pessoas que nele transitam, temos condições para a reginalização como qualquer outra região deste pais,tudo o que temos feito ate agora é desenvolver o centro do pais, veja-se por exemplo o alfa pendular para lisboa e o regional para o Algarve as auto estradas que circundam a capital e a 125 que atrvessa o Algarve porque a via do Infante só serve alguns Algarvios, mais um Hospital para construir em Chelas, o Hospital Central do Algarve vai continuar na gaveta. Uma região com o maior volume de turistas do pais mas vamos desenvolver iniciativas na região de turismo de Cascais e a Andaluzia vem cá todos os anos promover a sua região, estamos a construir um Autodramo em Portimão mas ainda não se ouviram negociações para os grandes eventos passarem por cá. Todos estes anos temos trabalhado para desenvolver "Portugal", será que não conseguiamos trazer algum merito tambem para a nossa região se nos empenhassemos a fundo nessa condição.

maria

11:47 da manhã
Blogger Unknown said...

Pois cá estamos na "REGIONALIZAÇÃO". Este é um tema que diz respeito, em concreto, ao Algarve.
Digo como o Marceano: devia haver neste blogue um secção contínua, ao cimo da página, com este tema. Assim, e à medida que o Pedro Cabeçadas fosse introduzindo outros temas ou artigos na sequência lógica do Blogue, este tema não desapareceria da vista de quem entra.
Bem hajas, Pedro!
Um abraço do
ROGÉRIO BARROSO.

7:00 da tarde
Blogger Unknown said...

Primeira pergunta minha: Deve o Algarve (ou qualquer sua região) continuar a adopatar os partidos nacionais, ou estaremos aptos a fazer aparecer partidos locais, relacionados ou não com os nacionais já existentes?
Quem dá a sua opinião?
ROGÉRIO BARROSO

7:02 da tarde
Anonymous Anónimo said...

OH Rogério,
Partidos locais? E já agora porque não o partido só de Faro? E porque não o partido só da minha rua? Francamente amigo Rogério! Numa altura em que os paises se unem para criar massa crítica e blocos que possam fazer valer o seu peso na cena mundial, numa altura em que finalmente a sociedade se apercebeu que os recursos deste planeta não são infinitos, e que devem ser geridos numa perspectiva global, ter uma visão redutora como essa de nos preocuparmos com o nosso pequeno quintal é utopia demasiada. Percebo a oportunidade para lançares este tema, mas não compreendo aonde nos poderia levar uma Assembleia Algarvia. Quanto a mim até as freguesias deveriam ser extintas tal o papel residual que hoje elas desempenham.Grandes areas metropolitanas com infra-estruturas comuns que evitem a duplicação de recursos gastos. Transferências de competências mas tambem de instrumentos finaceiros adequados por parte do poder central.
Aí sim amigo Barroso reside a solução, e não na criação dum outro Bokassa Jardim Bota de que certamente nos iriamos arrepender.
Abraços
Um Alentejano de Faro

12:09 da manhã
Blogger Português desiludido said...

Começo por dizer que não sei fazer técnicamente a forma de um tema aparecer permanentemente num determinado espaço do blog!
Assim, teremos que vir aqui comentar!
E na sequ~encia do post do "Alentejano de Faro", concordo que as Juntas para nada servem, tal como os governadores civis!
Há que aligeirar as estruturas e eliminar as que nada fazem!
A descentralização é forçosa, mas também a nível local!
Por outro lado não sou contra a craiação de um partido da região!
Os existentes têm que ter "oposição" que é uma coisa que não existe!Brincamos com o assunto!
Daí que eu diga que sou a favor de um "movimento cívico regional do Algarve"para "combater" PS,PSD,CDU, ...que nada fazem, nem como governantes, nem como oposição!
Abr
Pedro

9:37 da manhã
Blogger Unknown said...

Já temos duas opiniões contra os partidos regionais ou locais. E nenhuma a favor.
Um abraço.
ROGÉRIO BARROSO

3:00 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Ótima ideia caríssimo Rogério! ;)

O Partido Regional a formar-se já teria o meu voto!

Melhor, podiamos formar o "Juntado Algarvio"! Começavamos logo a dar aulas aos "partidos" que rastejam por aí!

Bem Hajam

11:16 da tarde
Blogger Unknown said...

Há duas contra e uma a favor.
Um abraço para todos.
ROGÉRIO BARROSO

11:03 da manhã
Blogger Unknown said...

ESTE TEMA NÃO PARECE TER INTERESSE PARA OS FARENSES, COMO NÃO TEVE PARA O ALGARFVE, AQUANDO DO REFERENDO.
Um abraço para todos.
ROGÉRIO BARROSO

5:22 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Na verdade tudo serve para brincar até as coisas que deveriam ser muito sérias...
Reclama-se quando o Algarve não tem peso institucional a nível nacional, mas depois critica-se quando alguem se preocupa em mudar a situação, é logo apelidado de taxista interesseiro, em que ficamos se está tudo bem não se mexe, se é preciso mexer ´e porque está mal,então primeiro vamos dar as mãos e depois sim, vamos criticar os oportunistas, não deve ser logo no inicio para se desmotivar todos aqueles que até estarão de boa fé até prova em contrário no processo...
O Algarve só tem a ganhar com a Regionalização, porque em termos de peso eleitoral nunca se consegue mais valias para a Região, quem defende o contrário não esta informado, ou pior, está ao serviço do poder central...
O Algarve tem de ser gerido a partir do Algarve e para os algarvios... No passado recente tivemos um Primeiro ministro , temos um Presidente da Republica algarvio, porque não um Governo Regional? Ou será que não somos competentes para gerir a Região?

6:29 da tarde
Blogger Unknown said...

Airmações sábias, estas que antecedem. E também perguntas oportunas.
Já temos quatro opiniões, duas contra e duas a favor.
Só que, com tanta gente a escrever neste blogue, só quatro se manifestaram.
Um abraço a todos.
ROGÉRIO BARROSO

8:40 da manhã

Enviar um comentário

<< Home