domingo, março 30

LOULÉ = + NOSTALGIA

Como confessei anteriormente, as idas a Loulé provocam-me uma saudosa nostalgia, pois a cada canto, encontro recordações de um passado feliz!
Assim, hoje venho falar-vos de “uma coisa”, de seu nome “Top Kings”!
Mas, para lá chegar, tenho antes que “ir” até à Rua das Lojas, mais concretamente à barbearia do Sr. Clareza!
A ele fiquei-lhe a dever muitos momentos de divertimento e alegria que ainda continuam nos dias de hoje! Onde quer que esteja, Obrigado Sr.Clareza!
Pois, o Sr. Clareza foi o “mestre” de uma meia-dúzia de moços a quem ensinou a tocar viola e guitarra! Eu fui um deles, tal como seu filho Tó, do blog “Louletania”, o Barão Carapinha, e poucos mais! Numa fase posterior também Mendes Bota, o político, por lá passou…
Estávamos no auge da “Beatlemania” e a ideia de fazer um conjunto musical, (hoje diga-se, banda) começou a “fervilhar”! Já havia três violas, eu, o Clareza e o Barão e havia que compor o “ramalhete”! Numa primeira fase apareceu o Pepe (Sérgio Santos), que deu depois lugar ao Tota (Rainha da Luz), e o Zé Palha (Sousa Martins)!
A esta formação foi dado o “pomposo” nome de “Caveiras Negras”, eheheheh
E se foi na Rua das Lojas que aprendemos a fazer uns acordes, foi nessa mesma rua que foi feita a primeira actuação, no Ateneu! Numa matiné, em Dia de Natal, eu sentei-me ao piano, instrumento que também “desenrascava”, o Tó Clareza e o Barão com as violas, o Tota na bateria e o Zé Palha a cantar, subimos ao palco e lá divertimos o pessoal!
Ao que parece a coisa não correu assim tão mal, pois uma “multidão” incentivou-nos a continuar! Com a nossa ingenuidade até acreditámos que fosse verdade, e decidimos continuar!
Impunha-se a mudança de nome, que até assustava, e fomos rebaptizados para “Kings”! Mas, como havia um conjunto inglês com esse nome, acrescentámos o Top, “Top Kings”!
Tinha “nascido a criança”!
Era preciso arranjar instrumentos, e lá começámos a ensaiar e a tocar nas Sociedades Recreativas espalhadas pelo Algarve!
A primeira guitarra eléctrica que comprámos teve direito a “recepção com comitiva”! Veio de Lisboa, pela EVA, e aí fomos todos levantar a encomenda e ver aquele exemplar!
“Era linda”! Verde metalizada, com um brilho especial…..
E como fomos injustos com ela! Ao fim de pouco tempo já estava posta de parte e alcunhada de “bacalhau”! Verdade, verdadinha, que se fosse hoje servia para a minha lareira…
Lá continuamos o projecto, fomo-nos endividando para ter melhores equipamentos, que durante um bom par de anos, nos permitiram correr “Seca e Meca a dar música ao pessoal”!
Entretanto tínhamos “contratado” o Sérginho, (Sérgio Rodrigues-médico), para tocar teclas e o Paulo Carapinha, (da CGD) ,que também cantava!
Foram bons tempos, com mil aventuras pelo meio, que terminaram com a saída para a tropa, julgo que do Barão!
Voltarei a este tema para vos contar alguns episódios ocorridos nos espectáculos…. e quem sabe se um dia destes aparecemos a fazer uma "perninha"?!

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pedro: Lindos meninos aqueles. Foto tirada na varanda da tua casa em Quarteira. Lá está o Triângulo do Isidoro. Na verdade recordo muitas vezes esses momentos da nossa juventude.De certo modo tivemos sorte em ter aprendido aqueles acordes que
nos proporcionaram durante alguns anos bons momentos musicais, dentro das nossas possibilidades. E até o Mestre Clareza meu pai, sempre com aquela paciência que o caracterizava, nunca se aborreceu com os nossos «consertos» na barbearia durante tardes inteiras. Dizia ele que o ajudavam a rejuvenescer. Grandes momentos!!!!
Continua recordando para nós recordarmos também. Tó CLareza

9:53 da tarde
Anonymous Anónimo said...

Alo Pecaaas
Aperta com o Barroso a propósito dos Kossacos de Santarém. Parece que querem participar num festival de saudade do rock. No verão, óbviamente. Tempo de férias. Porventura haverá por aí mais alguma banda de então para encher a noite? Vocês é que conhecem bem essa malta!
Abrz

2:29 da manhã
Anonymous Anónimo said...

Venho do Arrastao. Vi que este é o blog da semana lá.

tb sou de Faro. Fundei agora o blogue do Texto-al com outros escritores algarvios.

Texto-al é o circulo literário do algarve.

passa por la se gostares de literatura.

passarei aqui.

abraço

http://texto-al.blogspot.com/

Tiago

2:51 da manhã
Blogger Unknown said...

eh! Marceano. Eu ainda nem falei com os mês camaradas dos KOSSACOS. Bom! Vou ter que falar.
Um abraço para ti e outro para o Pedro.
BARROSO

12:54 da tarde
Anonymous Anónimo said...

alo! obviamente, sem acentos...fui visitar o texto-al, botei algumas proposituras... não gostei. deve ser por ser + velho. ou não. misturas de gozo, pouca literatura. mais me pareceu uma invasão de aliens. algumas botaduras são bem feitas, mas não gostei, do abuso. ainda por cima no clube farense.. de boas memórias. mas as memórias são próprias dos anciãos. que bebem, cerveja, wisky e água, às vezes.
bebem também a cultura. que não destroem o pouco que por cá, há.
Buenas.

3:41 da manhã
Anonymous Anónimo said...

faltou-me dizer: mais uns provedores...da treta.

3:46 da manhã

Enviar um comentário

<< Home