terça-feira, abril 14

FARO - REQUALIFICAR AS ENTRADAS

REQUALIFICAR AS ENTRADAS


Entrar numa cidade deve constituir um acto de prazer, tal como na casa de amigos que gostam de nos receber com simpatia e com consideração.

Faro recebe os seus visitantes, essencialmente por quatro portas: Patacão, Rio Seco, Chelote e Penha. A primeira tem alguns arranjos positivos, ainda que incompletos e carentes de uma qualidade mais cuidada.

As outras três são muito pobres e com um aspecto confrangedor para quem recebe milhares de pessoas por dia e dá assim sinais de pouca consideração por elas.

Quando temos apreço pelas pessoas que convidamos a visitar a nossa casa, não lhe colocamos lixo, tábuas, latas e paredes podres na recepção.

As entradas de Faro revelam anos de abandono, de desleixo, de ausência de planificação e de determinação.

É possível fazer melhor e até gastar pouco dinheiro público.

A solução passa por lançar rapidamente concursos de ideias, com vista à requalificação global das entradas.

A execução das obras preconizadas nesses projectos podem, em boa parte, ser apoiadas em donativos privados de empresas que gostem de se associar a imagens agradáveis e positivas. Existem em Portugal vários exemplos disso, e até uma jovem empresa promotora que a tal se tem dedicado com sucesso.

No seguimento das próximas eleições autárquicas, este processo será prioritário.

Como programa de trabalho, pretende-se naturalmente o seguinte:

- Remoção da excessiva quantidade de painéis;
- Limpeza de muros;
- Criação de espaços verdes ordenados;
- Bermas cuidadas;
- Nova solução para a fluidez viária de Vale de Amoreira / Nacional 2;
- Retirada de construções abarracadas;
- Requalificação de sinalética informativa e direccional;
- Etc…

O dinheiro público não abunda, mas as cedências e compensações urbanísticas dos loteamentos confinantes, que deste modo saem valorizados, e os donativos atrás referidos são grande parte da solução.

Faro merece imaginação, gosto e determinação.


José Macário Correia

8 comentários:

Anónimo disse...

oH sR. MACÁRIO cORREIA, ANDOU A LER O BOLETIM DA cÂMARA DE FARO?
É QUE SE ANDOU É FEIO COPIAR, JÁ ME DIZIAM NA ESCOLA PRIMÁRIA..
SE NÃO ANDOU, ENTÃO ESTÁ MUITO DISTRAÍDO PORQUE O QUE FALA SÃO TUDO COISAS QUE JÁ ESTÃO A SER TRATADAS E ANUNCIADAS, NOMEADAMENTE NO REFRIDO BOLETIM...

É MELHOR PREPARAR MAIS PO SEU PROGRAMA...

Anónimo disse...

Mais uma vez o São Macário irá resolver os nossos problemas todos.
A partir de hoje terá uma alcunha...São Macário o conquistador, pois irá resolver também o problema da zona de indefinição, conquistando, dessa forma, território para Faro.
Em Outubro próximo as urnas estarão cheias de nevoeiro...vamos lá ver é se isso não impede os eleitores de ver bem em que votam.
Beijinhos

Ex. Socialista disse...

Existe um Socialista com medo de perder o tacho que chama a Macário Correia o São Macário. Não é Santo concerteza mas pelo menos promete aos farenses rigor e seriadade, valores que Apolinario desconhece. Afinal não foi o sr Sim quem prometeu tudo a todos e depois deu o mesmo aos do costume? Confesso que votei Apolinario porque Vitorino não servia para Faro, mas hoje, tal como muitos outros farenses sinto-me enganado por um presidentezinho que foi o maior inutil politico que alguma vez passou pela CMF.

Anónimo disse...

QUEM ESTÁ A PROMETER TUDO A TODOS É O SR. DE TAVIRA, QUE SÓ REPETE COISAS QUE ESTÃO JÁ EM CIMA DA MESA A SER TRATADAS E RESOLVIDAS!!!

Anónimo disse...

PELOS COMENTÁRIOS QUE TENHO LIDO NESTE BLOG, ISTO JÁ PARECE O "TEM AVONDE II".
PENSEI QUE ESTE BLOG SEGUIRIA UMA LINHA SÉRIA, ONDE SE PUDESSE DISCUTIR IDÉIAS E DAR SUGESTÕES QUE PUDESSEM VIR A CONTRIBUIR PARA MELHORAR A NOSSA CIDADE.

Anónimo disse...

" Cedencias e compensaçoes urbanisticas dos loteamentos confinantes". Não vale a pena porem mais no programa que a gente ca da terra ja sabe o que é que isto quer dizer. E ainda falam do que os outroa fizeram... Faro continua a dar para tudo e para todos.
Zé Francisco

Anónimo disse...

Macário, você devia ver, era as repostas dadas na habitação social.Você sabe que lá se passa? Pergunte nos locais certos, vai apanhar uma BIG supresa.

Anónimo disse...

O Eng Macário tem que nos dizer duas coisas:

- Qual o volume de donativos dados por empresas privadas à Câmara Municipal de Tavira?

- Relativamente às "cedências dos promotores" se é verdade que um dos membros da "Perestroika" (estamos a falar do Engº David Santos) vai na sua lista?

Cumprimentos