sexta-feira, setembro 29

292. Sexta-feira é noite de CheSsenta!
Quando as reformas estão na ordem do dia, com a função pública a "revoltar-se" com as medidas decretadas pelo governo, e com meio-mundo desiludido com o que se vai passando na "nossa república das bananas", o melhor é beber um copo para esquecer! Muita gente está "fragilizada" e um bom "paleativo" é ir ouvir a música de Jorge Palma interpretada pelo músico de serviço, Zé Maria, que não se esquecerá de interpretar o tema - " Fragil"

quinta-feira, setembro 28

PRAXES! Sim ou Não!?

291. Uma leitora do "Faro este" sugeriu que aqui abordásse o tema "Praxes", face ao crescendo de situações "delicadas" que as mesmas têm vindo a provocar!
Não serei a pessoa indicada para tratar deste tema pois , infelizmente, há já muitos anos que me esqueci das praxes a que fui sujeito!Mas, certamente, irão aparecer comentários de "praxados" a falar com conhecimento de causa!
Como observador do "fenómeno" o que me parece é que existe um verdadeiro crescendo de situações "delicadas" em consequência das praxes! Parece-me que o praxado deste ano, começa já a a engendrar a praxe que irá fazer ao caloiro no próximo ano!
"Se me regaram com àgua de lavar peixe, para o próximo ano eu vou regar o caloiro com residúos radioactivos!"
Creio que é aqui que reside o "Calcanhar de Aquiles" do problema!
É natural que se me fizerem qualquer coisa, quando chegar a minha vez de fazer o mesmo, faço-o com "mais intensidade e impacto"!
E onde é que está o limite? Se ninguém "controla" nada, nem ninguém, qualquer dia "há mortos e feridos"! Será que as Associações Académicas, ou mesmo as Reitorias das Universidades, não têm uma palavra a dizer?
E onde é que está o respeito pela pessoa ? Nem todos os caloiros são obrigados a estar receptivos às praxes! É certo que falamos de tradições académicas que devem continuar! Mas, não se sabendo onde está o limite, temos que admitir que haja caloiros que não pretendam arriscar! Como em tudo, "quando se chega aos extremismos/fundamentalismos mal vai a coisa"!
Para alegrar "as vítimas" deixo aqui " Marcha Do Caloiro".mp3www.tuist.net interpretada pela Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, bem como a respectiva letra:-

Chega à Universidade
Julga-se aluno também
Acredita de verdade
Que um dia será alguém.
Grita, rasteja, suplica
Já nem consegue dormir
Quando a vida se complica
Pensa mesmo em desistir.

Refrão:
Não deixes de tentar caloiro
Tu tens que aprender
Que a vida de Estudante
Também é saber sofrer
Vais ver darás valor
Áquilo que te custa a ter
Caloiro hás-de ser gente
Nem que tenhas de morrer.
Deves ter sempre um sorriso
Mesmo que te embargue a dor
Saber sofrer é preciso
Se um dia queres ser doutor.
Que alegria transbordante
Na faculdade ver-te entrar
Dirás: "Mãe eu sou estudante!"
Ai caloiro o que vais penar.
Refrão:-
Caloiro és: Feio, Burro, Verme,Imundo, Porco, Inútil, Boi, Cornudo, Chato, Pestilento e Rameloso. És também: Cabeçudo, Carrancudo, Desdentado, Orelhudo, Trinca-Espinhas, Asno e Asqueroso.

quarta-feira, setembro 27

290. Hoje, no "palheiro" lá da serra, estive armado em jardineiro! E até plantei flores, àrvores...
Mais, até instalei uma rega automática, que ficou a funcionar! Se continuo a passar muito tempo por lá, fico formado numa série de profissões!
Mas, confesso, nunca tinha plantado nada!
Diz-se que um homem só é homem depois de escrever um poema (já o fiz) e plantar uma àrvore!? Então, hoje, finalmente, passei a ser um homem!
Vamos lá ver o que isto me trás de novo!?
Para que "o arranjo" fique perfeito procurei uma música que se enquadre e encontrei CesáriaÉvora
a cantar "JardimPrometido".wma

terça-feira, setembro 26

289. Foi hoje anunciado que mais duas fábricas instaladas em Portugal, vão fechar!O número anunciado de 500 mil no desemprego aumenta rápidamente e não se vê perspectiva de inversão!
Então, o que nos espera?
Com "as reformas a serem adiadas", fechando assim a porta a novos empregos, e com o ritmo de falências e fecho de empresas, o que nos vai acontecer?
É de extrema preocupação o que se está a passar! Os jovens terminam os seus cursos e "engordam" a lista de desempregados! Os emigrantes que têm "invadido" Portugal, vão ocupando lugares sujeitando-se a regras laborais "piratas"! O estado pretende reduzir os seus quadros nuns milhares de pessoas! As empresas, face às dificuldades, não substituem quem sai sobrecarregando quem fica!
Assim, "desenha-se um futuro negro neste cantinho à beira-mar plantado!"
Que se manifeste quem souber como resolver este enrredo!
Entretanto ficamos a ouvir Fausto num tema a condizer, "Desemprego".m3u, e chamo a atenção para a letra......

segunda-feira, setembro 25

288. Cavaco Silva está em visita oficial a Espanha!
Foi recebido com as honras normais de um Chefe de Estado e por um Rei que deve ter um prazer especial em receber o Presidente de Portugal! É que nós "damos" todos os dias a Espanha, só a módica quantia de 18 milhões....
Isto é que são "prendas" tal como "No_Dia_Que_O_Rei_Fez_Anos.mid como cantáva José Cid.

domingo, setembro 24

287. É sentado neste banco que muitas vezes olho para o campo e vejo os lírios e outras flores campestres! O que para mim é um espectáculo é para "os serrenhos" a sua paisagem habitual!
Mas, não é fácil viver na serra! As carências são muitas! E, lutando contra tudo e contra todos, eles vão combatendo a desertificação da nossa serra! Vai para eles a minha homenagem musical, deixando aqui o tema 04 "Meu lírio roxo do campo".mp3 que encontrei no site do "II Encontro de Tocadores" da música tradicional e dos seus instrumentos, que decorreu em Nisa!
A base musical é da tradicional viola campaniça!

Alte

 Posted by Picasa

Alte

 Posted by Picasa

Sítio da Corte Buxo-Alte

Residentes em permanência:- 2
 Posted by Picasa

"Braços secos..."

 Posted by Picasa

"Uma vítima do fogo"

 Posted by Picasa

Igreja de Alte

 Posted by Picasa

Vista do Malhão de Salir

 Posted by Picasa

Igreja de Salir

 Posted by Picasa

Fim-de-semana "serrenho"

Este fim-de-semana "fugi da civilização" e retirei-me para o meu "palheiro" serrano, no coração da Serra do Caldeirão!
Teóricamente seria para descansar, mas, experimentem a arranjar "um brinquedo" destes e vão ver que "inventam sempre" coisas para fazer!
Resultado:- vem-se de lá estoirado! Não é que se faça muito, mas a falta de hábito, associado ao "PDI"....
Mas é verdade que dá gozo!
Fazer de electricista, carpinteiro, canalizador, pintor.....
Mas tudo feito num ritmo entre o lento e o muito lento, caíndo frequentemente no parado!
Mas estas habilidades só se fazem longe da civilização, até porque não há quem lá vá fazer alguma coisa! Assim, há que desenrrascar! E é aí que "os montanheiros nos batem aos pontos"!
Eles nascem, vivem e morrem, a ter que fazer de tudo um pouco! É a lei do "desenrrásca"!
Daí que são multi-facetados e sabem um pouco de tudo! São agricultores, engenheiros, electricistas e pedreiros, arquitectos e doutores, cozinheiros e parteiros.....
Afinal, pergunto eu, quem são os montanheiros? São eles ou somos nós "os meninos" da cidade? Posted by Picasa

sexta-feira, setembro 22

A minha velha guitarra

A minha velha guitarra, a que erradamente chamamos viola, depois de abandonada durante imenso tempo a um canto da sala, qual "bibellot da idade média", "voltou à vida"!
Levei-a a um especialsta que lhe fez um "check up" completo e procedeu às intervenções necessárias!
Tenho sido um ingrato com ela! Esqueci-me rápidamente de todos os momentos de alegria e prazer que me proporcionou!

O bicho homem é assim! Esquece com facilidade...
Mas, como mais vale tarde doque nunca, "penitenciei-me" e ela aí está, com cordas novas, um novo "pick up", carrilhões limpos e lubrificados, braço desempenado, enfim, até parece nova!
E já estive a fazer uns acordes e a recordar a sua sonoridade!
Já me tinha esquecido daquelas ondas sonoras que ela emite...
Este instrumento já vive ao meu lado há uns largos anos! Inclusivé, estivemos juntos na tropa em Moçambique! Já fez serenatas à moda antiga, da rua para a janela; já acompanhou fadistas, e candidatos a fadistas, até altas horas da noite; já esteve nas mãos de bons executantes; já "actuou" à noite na praia, junto ao mar; já esteve em lugares de má fama, outros assim assim;
já acompanhou o alentejano Vitorino; já tem portanto uma extensa carreira, e sempre no anonimato!
Chegou a hora de lhe prestar a minha homenagem e de a apresentar a todos vocês!
Quem sabe, um dia, ela vai colaborar para alegrar alguns momentos convosco!
E além de a apresentar resolvi "dar-lhe trabalho", pelo que hoje, sexta-feira, noite de CheSsenta, vou levá-la até lá, dar descanso ao teclado, e fazer ouvir os seus sons!
Depos fica lá para os espontâneos actuarem... Posted by Picasa

286. Os primeiros pingos de chuva trouxeram-me à memória um tema que na década de 60 esteve nos "tops". Interpretado por Demis Roussos, executante com um timbre de voz muito particular, "Rain And Tears , fez a alegria de muitos e muitas..." Posted by Picasa

quarta-feira, setembro 20

285. Angola está a ser últimamente o destino de muitos portugueses à procura de novas oportunidades! E parece que a grande maioria está a ser bem sucedida! Julgo que poderá ser uma mais valia para Angola, por razões óbvias, apesar de ser "um mercado" invadido por chineses e indianos! Mas, presumo, pode haver lugar para todos...
Um dos cantores famosos daquele país é Bonga ! Fica aqui uma sua interpretação dum tema popular - "Mona Ki Ngi Xica". Posted by Picasa

terça-feira, setembro 19

Macau

Recebi da minha Amiga Florbela e compartilho estas belas imagens de Macau!
Para alguns será o recordar, para os outros o conhecer...
Aqui ---> http://www.fotoc.com/studio/dado/macau/welovemacau

284. Depois duma viagem "rapidinha" ao Porto, onde fiz uns "bonecos" para passar o tempo....de espera,e que aqui deixo para os apreciadores, cá estou na minha "Casinha."mid com os Xutos e Pontapés. O regresso tem sempre um sabor especial, mesmo que a ausência seja curta...

Porto(20)

" Anjinha enzinabrada..."
Posted by Picasa

Porto(19)

E a limpeza???
 Posted by Picasa

Porto(18)

Muito comércio...
 Posted by Picasa

Porto(17)

O sino está "calado"
 Posted by Picasa

Porto(16)

Nem tudo é azul...
 Posted by Picasa

Porto(15)

Praça Carlos Albero
 Posted by Picasa

Porto (14)

"Dois estlios de braço-dado"
 Posted by Picasa

Porto(13)

Duas Igrejas a par...
 Posted by Picasa

Porto(12)

Mas não encontrai nenhum...
 Posted by Picasa

Porto(11)

"Pombo na cabeça do Bispo"
 Posted by Picasa